Você já ouviu aquele ditado de que “menos é mais”? Acontece que esta regra também é bastante válida no treino funcional.

Durante muitos anos, acreditava-se que para emagrecer, era necessário realizar exercícios aeróbicos durante um longo período. Acontece que isso ficou para traz, e o que está na moda são os exercícios intensos, que se mostram até mesmo mais eficazes. A teoria foi comprovada no final da década de 1990, quando o pesquisador japonês Izumi Tabata descobriu que as enzimas de gordura são ativadas depois de quatro minutos de ginástica.

Ou seja, se uma pessoa atinge a sua intensidade máxima, o seu metabolismo seguirá acelerado durante todo o dia, mesmo que esteja em repouso. Mas, para isso, o ritmo deve ser ofegante, ao ponto de sequer conseguir falar.

equipamentos para treinamento funcional

Isso significa que, quanto mais grupos musculares forem recrutados, por um período maior o corpo irá trabalhar para repor o gasto. No caso do Treinamento Funcional, por exemplo, após o seu treino, o metabolismo otimiza o uso de gordura como um meio de energia. Em outras palavras, este processo nada mais é do que um modo inteligente de preservar a proteína dos músculos e o carboidrato armazenado.

Para quem não conhece, o Treino Funcional é uma modalidade de exercícios onde o praticante realiza movimentos em alta intensidade, em períodos de tempo relativamente curtos. Os exercícios desta modalidade são diversos, e todos eles são baseados em movimentos do dia-a-dia, como abaixar, levantar, pular, agachar e correr; por exemplo.

Dentro do Treino funcional, há séries que são mais prolongadas e aquelas mais breves. E são nestes exercícios breves que vamos focar. Neste artigo, nós listamos 5 exercícios de Treino Funcional que podem ser feitos dentro de sua própria casa, para queimar calorias. Confira!

 

Prancha com toque no ombro

Fique na posição de flexão, com os braços desdobrados e afastados na largura dos ombros. Com a mão direita, toque o ombro esquerdo, sem movimentar o quadril. Volte à posição inicial e repita o movimento, com o outro braço. Repita por 25 segundos.

 

Corrida no local (R.A)

Realize o movimento de trote mantendo-se no mesmo lugar, por dez segundos, sem levantar muito os joelhos.

 

Burpee

Fique na posição de flexão, com seus braços flexionados ao lado do corpo, enquanto seu peito mantém-se apoiado no chão. Em uma única vez, leve os pés de encontro às mãos. Na sequência, suba e salte em seguida. Volte à posição inicial e repita por um período de 20 segundos.

 

Prancha com deslocamento de quadril

Novamente na posição de flexão, deixe os braços estendidos e os pés próximos. Por meio de um salto, desloque os pés para a direita, até passar a linha do corpo. De uma só vez, repita o mesmo movimento, desta vez para a esquerda. Realize a repetição por 20 segundos.

 

Salto com flexão de joelhos

Em pé, afaste suas pernas na largura dos ombros e salte, erguendo os joelhos em direção ao peito, tocando com as suas mãos. Esta repetição deve durar 25 segundos.