Uma das principais consequências do processo de envelhecimento natural do corpo humano é a perda de massa muscular. Esse processo se inicia aos 30 anos e se intensifica com o passar do tempo.

Nesse sentido, a eletroestimulação pode se tornar um grande aliado dos atletas da terceira idade. É que um dos principais objetivos da EMS é a melhora considerável de ganho de massa muscular por treino. 

A grande vantagem do treino com a eletroestimulação é que o idoso não precisa se esforçar tanto quanto em uma atividade convencional para obter resultados relevantes. Além disso, as chances de sofrer algum acidente ou lesionar parte do corpo são muito menores.

Prevenção contra problemas de saúde

A prevenção contra doenças é uma consequência vinda da melhora do condicionamento físico. Uma ótima forma de tratar problemas articulares é fortalecendo os músculos, afinal, sem eles, as articulações ficam sobrecarregadas.

Muitos acidentes domésticos acontecem devido às limitações físicas dos idosos, que não conseguem levantar a perna o suficiente para subir o degrau e acabam caindo, por exemplo. O fortalecimento dos músculos também promove melhoras na postura e na coordenação motor, o que ajuda na prevenção de acidentes.

Relaxamento

A eletroestimulação também pode ser usada para diminuir a tensão do corpo e tratar pontos de gatilhos para certas dores crônicas, como a fibromialgia. Pessoas idosas costumam sofrer, principalmente, com problemas nas costas e nas pernas. A EMS pode ajudar a recuperar um pouco da qualidade de vida.