O whey protein pode ser um aliado importante na perda de peso e na manutenção de um físico mais saudável e definido. Atualmente, existem diferentes tipos de whey protein e cada um deles tem características e finalidades distintas.

Para obter os benefícios que o whey protein pode proporcionar, são essenciais, ao menos, dois cuidados. Em primeiro lugar, sempre consumir o produto sob a orientação de um nutricionista. E em segundo lugar, aprender a diferenciar os tipos de whey protein.

O que é whey protein

Trata-se de uma espécie de suplemento alimentar produzido a partir do soro do leite, que acelera o ganho de massa muscular, colabora para a queima de gordura, fortalece o sistema imunológico e preserva o tecido muscular, entre outros benefícios.

Porém, não existe milagre. O consumo do whey protein deve ser associado à prática regular de exercícios físicos para que esses resultados sejam obtidos.

Tipos de whey protein

A principal diferença entre os tipos de whey protein reside na qualidade do processo de filtragem do soro para retirada da gordura e dos carboidratos. O seu grau de pureza costuma ser diretamente proporcional ao preço: quanto mais puro e rico em proteínas, mais caro. Entretanto, todos os três principais tipos de whey protein são igualmente úteis, desde que utilizados nas ocasiões corretas.

Whey concentrado

O processo de filtragem ao qual o whey concentrado é submetido resulta em um produto com cerca de 70% a 80% de proteína. Por ter uma absorção mais lenta, recomenda-se que seja consumido entre as refeições.

O whey concentrado é o mais consumido, pois, apesar de ser mais acessível, ainda contém uma porcentagem significativa de proteínas.

Whey isolado

Com cerca de 95% de proteínas, o whey isolado contém pouquíssimas gorduras e carboidratos. Por conta disso, é absorvido pelo organismo com mais facilidade e rapidez em comparação ao concentrado. Sua ingestão deve acontecer logo ao acordar e após o término da prática esportiva.

Whey hidrolisado

Já o whey hidrolisado tem o nível de pureza mais elevado graças a um processo conhecido por hidrólise, que quebra as moléculas de proteínas em partículas ainda menores. Isso faz com que haja a absorção integral e rápida de todo o produto ingerido. Deve ser consumido logo antes da atividade física ou imediatamente em seguida.

Como tomar?

A sugestão para tomar Whey Protein é diluir em 300ml de água a medida sugerida pelo fabricante. Pode ser batido com frutas como banana, mamão e maçã. É uma vitamina muito gostosa e fornece proteínas e carboidratos. Pode-se adicionar leite vegetal e água de coco para substituir a água.