Não faltam opções de máscara para os praticantes de atividade física nesse momento. E qual é o melhor modelo? A resposta é simples: aquele que faz você se sentir mais confortável, além de ficar bem ajustado ao rosto durante o exercício.

Mas o desconforto é inevitável. O acessório funciona como uma barreira física que diminui a oferta de oxigênio —que é um “combustível” dos músculos durante a atividade física — para o organismo, exigindo maior esforço do sistema respiratório para captar o ar, o que dificulta o exercício e pode antecipar a fadiga. 

Mas não tem jeito – a máscara é essencial para se proteger e proteger seus colegas de treino. Ainda não há uma distância comprovadamente segura para se exercitar sem uma barreira como a máscara.

Como se proteger

Troque a máscara se ela estiver molhada. O acessório perde sua efetividade quando fica úmido —o que no treino acontece tanto por causa do suor quanto da aceleração da frequência respiratória. A recomendação dos médicos é fazer a troca, em média, a cada 20 ou 30 minutos. 

Outra recomendação é não tocar a boca, nariz e olhos. Essas são as principais “portas” de entrada do coronavírus no corpo e, como durante o treino na rua você vai ficar muito tempo sem lavar as mãos e pode encostar em alguma superfície contaminada, é muito importante nunca tocar o rosto.

Não saia de casa se tiver algum sintoma. Você não deve ir treinar (nem mesmo ir à padaria, ao supermercado etc.) caso apresente qualquer sinal da covid-19, como febre, tosse, coriza, falta de ar, dor de garganta, perda de olfato, diarreia… Nessa situação, procure ficar em um quarto isolado dentro de casa e busque orientação médica.

Na Action 360°seguimos um protocolo rigoroso de segurança, baseado nas diretrizes da OMS para você se sentir confortável e seguro no retorno aos treinos.