É muito comum ouvir de praticantes de corrida que o exercício acaba se tornando um estilo de vida. Mais do que isso, existe uma série de evidências científicas que comprovam os muitos benefícios da prática para a saúde.

Quer saber quais são estes benefícios? A seguir, nós listamos as 5 principais vantagens de se praticar corrida. Confira!

  1. É amiga do coração: Você sabia que se você correr por um período de cinco a dez minutos diários em velocidade lenta, você já reduz (e muito) as chances de morrer de doença cardíaca? Então imagine as pessoas que fazem da corrida um estilo de vida?

De acordo com a ciência, todas as vezes em que corremos há um aumento em nossa frequência cardíaca, fortalecendo o músculo do coração e prolongando a sua capacidade de bombeamento da corrente sanguínea.

  1. Faz bem para as pernas: Os maiores músculos do corpo humano encontram-se nas pernas. Quando praticamos corrida, todos eles são beneficiados, desde os músculos internos aos externos, além dos glúteos. A prática da corrida corresponde a uma dúzia de exercícios de perna em um único.
  2. Te deixa mais feliz: A prática regular da corrida faz com que nosso humor melhore e fiquemos felizes. Isso se dá ao fato de que, durante o exercício, há a liberação dos hormônios endorfina e endocanabinoide, ambos responsáveis pela sensação de bem-estar.

E tem mais: De acordo com estudos, a corrida pode nos proteger contra os sintomas da ansiedade e depressão.

  1. Te previne do câncer: Dentre os tantos benefícios que a corrida proporciona ao corpo, está a redução do risco do desenvolvimento do câncer. De acordo com estudos realizados por cientistas finlandeses, descobriu-se que homens fisicamente mais ativos possuíam menos propensão a desenvolver a doença. A pesquisa mostrou também que homens que praticavam 30 minutos diários de corrida ou exercícios de intensidade semelhante estavam mais protegidos do câncer, além de conter uma diminuição de 50% no risco de morrer prematuramente da doença.
  2. Emagrece: Correr de forma regular queima calorias tanto durante o período da prática do exercício quanto após a sua finalização. Este processo se chama “afterburn”, e trata-se da queima de calorias depois da atividade por conta do excesso de consumo de oxigênio pelo organismo.