Caracterizada como uma deficiência de ferro no organismo, a anemia é uma doença que pode afetar pessoas de ambos os sexos e de todas as idades. Desde bebês, crianças e até mesmo idosos ou adultos podem sofrer de anemia.

Silenciosa, a doença pode provocar graves complicações quando não tratada corretamente. Fadiga severa, problemas na gravidez, dificuldades de desenvolvimento nas crianças, problemas cardíacos e, até mesmo, a morte. Todos esses são agravantes perigosos.

Mas a anemia, em boa parte de seus tipos, tem cura e pode ser tratada facilmente. Sofre desse problema ou conhece alguém que tenha a doença? Então esse texto é para você. Aqui mostraremos quais os cuidados para conviver com ela.

Anemia

Causas da anemia

A anemia, que pode ser tanto uma deficiência de ferro como de outras vitaminas, como a B12, pode ser provocada por alguns fatores.

A doença pode surgir, por exemplo, se o organismo não produz na quantidade certa células vermelhas, se há sangramento e se esse evento elimina glóbulos vermelhos em maior quantidade do que o corpo possa repor essas células ou ainda, o próprio organismo destrói essas células.

Fatores de risco para a anemia

Além de uma alimentação deficiente em vitaminas e minerais, a anemia pode ser provocada por outros fatores, como distúrbios intestinais, menstruação excessiva, gravidez ou doenças crônicas.

Todos esses eventos tornam mais fácil o surgimento de anemias, principalmente aquelas provocadas pela deficiência de ferro no organismo. Entretanto, existem alguns eventos, como a gravidez, que pode tornar mais fácil o desenvolvimento das anemias por falta de vitamina B12.

Cuidados com a anemia

Faça uma boa alimentação

Em geral, as anemias mais comuns são provocadas por deficiências alimentares. Sendo assim, para prevenir o surgimento da anemia, é preciso fazer uma boa dieta. Inclua em seu cardápio diário alimentos ricos em vitaminas A, B12, C, ferro, ácido fólico, cobre, zinco e alimentos amargos, capazes de absorver esses nutrientes.

Mantenha o acompanhamento médico

Por não possuir sintomas muito claros (o mais comum é a palidez e o cansaço crônico), a anemia pode ser mal interpretada ou até mesmo confundida com fadiga, o que pode prejudicar seu tratamento.

Por isso, é importante procurar o médico ao primeiro sinal de que há algo errado com sua saúde e, se diagnosticado com anemia, faça o tratamento à risca, no período indicado pelo médico.

Tome todos os remédios receitados

Algumas vezes, é preciso o uso de medicamentos para o controle da anemia. O tipo de medicamento varia de acordo com o grau de anemia e o tipo. Quando diagnosticado com a doença, utilize o medicamento de acordo com as orientações médicas e não interrompa o tratamento ao menor sinal de melhora.

Isso pode prejudicar o controle da anemia. Com esses cuidados, você verá que não só é possível controlar como também curar alguns tipos da doença.

Use suplementos vitamínicos caso esteja grávida

Para as grávidas, utilizar suplementos vitamínicos, como o ácido fólico, pode contribuir para diminuir as chances de que a anemia se desenvolve.