O circuito funcional nada mais é do que treinos que costumam acelerar a queima de calorias, pois eles fazem a combinação de exercícios aeróbicos e exercícios funcionais de alta intensidade.

Ou seja, se você deseja emagrecer de forma rápida e ao mesmo tempo definir a sua musculatura, esta é a modalidade de exercícios perfeita.

O que é o circuito funcional e quais seus benefícios

Os exercícios aeróbicos têm como principal finalidade a aceleração do metabolismo, fazendo com que o corpo busque mais energia e queima maior quantidade de gordura. No circuito funcional, são combinados movimentos que fazem uso da força, utilizando a habilidade do corpo. É um meio de definir o corpo sem exageros.

Circuito Funcional - O que é e quais os benefícios para queima de gordura?

 

Já os exercícios do treinamento funcional trabalham os músculos do corpo de forma integrada, ou seja, não são trabalhados de forma isolada, como na musculação convencional. Esta modalidade de exercícios tem como principal característica a movimentação ser baseada em movimentos do nosso cotidiano, como abaixar, pular, correr, levantar, puxar e agachar.

Os benefícios proporcionados pelo treinamento funcional estão relacionados a diminuição de lesões, maior equilíbrio, firmação da musculatura, queima de massa gorda e barriga chapada.

Como é o funcionamento do treino do Circuito Funcional?

A primeira dica para a execução do circuito funcional é aliar os seus exercícios com aparelhos aeróbicos, como por exemplo, a esteira e a bicicleta ergométrica. Além disso, se você deseja obter resultados rápidos, alterne o treinamento intenso com o treinamento leve.

Para aqueles que estão começando (os iniciantes), é recomendado que os primeiros minutos de exercício sejam feitos de forma leve, respeitando as suas limitações.

Quanto aqueles que já estão habituados à prática de exercícios, deve-se alterar o aeróbico intenso e rápido, voltando para os exercícios leves, para que assim possa ganhar e recuperar fôlego. Na sequência, inicie o circuito funcional, pois deste modo, o seu corpo já está aquecido.

A dica é optar por exercícios que exijam força, para que eles sejam feitos com menos repetições e de modo sequencial, sem intervalos entre si. Cada atividade deve ser feita em apenas uma série.

Ao finalizar todo o circuito funcional, descanse por no máximo um minuto, e depois recomece todos os exercícios.

Realize entre três a cinco circuitos rápidos.

Dicas de exercícios de Circuito Funcional para queimar a gordura

Veja a seguir, os 2 principais exercícios para uma maior queima de gordura localizada e definição de massa muscular.

  1. Afundo alternado: Em pé, deixe as pernas flexionadas com os pés na largura do quadril. Posicione as mãos na cintura e dê um passo para trás com apenas um dos pés, sem tirar o outro do lugar. Agache-se com este pé de trás, até que o joelho quase encoste no chão. Volte para a posição Inicial e execute o movimento com o outro lado.
  2. Agachamento com bíceps: Sente-se em uma cadeira que fique na altura dos joelhos, com um haltere em cada mão. Com as pernas afastadas (na altura dos quadris), se levante da cadeira e erga os braços, como se pretendesse levar as mãos ao ombro.

Feito isso, erga os braços acima da cabeça. Retome, realizando os exercícios de modo oposto.