Quando o inverno chega, a vontade de fazer exercícios no frio some. A maioria das pessoas praticantes de atividades físicas acabam sendo vencidas na luta entre a disposição e o termômetro.

Mas, você sabia que (diferente do que muita gente pensa) a prática de exercícios no frio traz muito mais resultados de perda de peso do que no verão? Em outras palavras, fazer exercícios no frio é bom. No entanto, é necessário adotar alguns cuidados especiais, tais como fazer uso de faixas que protejam as orelhas ou gorros, luvas e meias.

E se esta informação é uma novidade para você, conheça os 3 benefícios em praticar atividades físicas no frio.

1. Maior queima de calorias

Você sabe por que nós sentimos mais vontade de comer nas estações frias? Isso está ligado ao mecanismo de proteção do nosso organismo, ou seja, é completamente instintivo.

No outono e no inverno, o nosso corpo carece de uma quantidade maior de calorias para poder manter-se aquecido, e isso por sua vez, adiciona o gasto de energia – e seu metabolismo age de forma mais rápida. A recomendação para perder peso é fazer exercício no frio para gastar as calorias extras aliado a uma alimentação balanceada.

Outra dica que vale ouro: As atividades físicas devem ser realizadas em uma temperatura média de 20 graus. Tenha em mente que o frio é uma forma de agressão ao nosso corpo (especialmente se você faz exercícios ao ar livre), e fazer exercícios com marcas abaixo de 14 graus representa um enorme risco à saúde.

Benefícios de praticar exercícios no frio

2. Exercícios no frio espantam o mau humor

É muito comum as pessoas sentirem uma ponta de tristeza e especialmente mau humor durante as estações mais frias do ano. Um modo de combater a tristeza e até mesmo a depressão é realizando a prática de atividades físicas.

No inverno, os exercícios elevam a concentração de endorfina, substância responsável por promover o nosso bem-estar, além de auxiliar na cura da depressão.

Para você entender melhor como funciona a liberação da endorfina, ela ocorre em um período de 24 a 48 horas depois da realização dos exercícios. Agora, imagina para aqueles que costumam treinar com mais frequência?

3. Mantém o sono equilibrado

Muita gente pensa que uma boa noite de sono está atrelada apenas a indicação de dormir por pelo menos 8 horas. No entanto, o descanso não está inteiramente ligado ao número de horas dormidas.

Sabe quando você está em um daqueles dias onde você não para de bocejar? Isso está relacionado a má qualidade do seu sono.

Indivíduos que têm como prática realizar exercícios por aproximadamente 150 horas semanais dormem melhor e são mais alertas do que as pessoas que praticam atividades físicas em tempo inferior ou não praticam.

E se você já está planejando incluir a prática de exercícios pouco antes de dormir, segue a dica: Procure não fazer atividades físicas até duas horas antes de dormir, pois os exercícios liberam hormônios que atrapalham a chegada do sono, nos mantendo mais ligados.