Estamos no fim do inverno. Logo mais chega a primavera, estação que antecede o verão. Com a chegada do clima quente, é preciso ir se preparando para colocar o corpo em forma (ou mantê-lo) para vestir aquele biquíni e arrasar na praia.

No geral, as mulheres são altamente vaidosas e gostam de exibir um visual perfeito e impecável. O mesmo vale para o corpo. Mas, como fazer para ter uma silhueta fina e em pouco tempo? A resposta para esta dúvida está no treinamento funcional.

O treino funcional é a prática de exercícios ideal para o verão. E não é só porque ele traz resultados imediatos. Ficou curiosa? Então continue lendo este artigo e entenda o porquê o treinamento é a prática ideal do verão.

Treinamento funcional é a prática do verão - Entenda tudo!

O que é o treinamento funcional?

Se você chegou até este artigo, é porque certamente já ouviu falar sobre o treinamento funcional.

Popular dentro e fora das academias, o treino funcional é uma série de exercícios intensos que visam trabalhar todos os músculos do corpo. O grande segredo desta prática está na sua intensidade. Em relação aos seus movimentos, a atividade trabalha com as movimentações e agitações das quais estamos habituados em nosso dia-a-dia, como por exemplo, o agachamento, pulo, subida de escada, chute, giro etc. Em outras palavras, o treinamento funcional é a união da intensidade e de movimentos naturais.

Vale ressaltar que é possível praticar o funcional com o uso/auxílio de acessórios ou não.

Ao trabalhar desta forma, o nosso metabolismo ficará acelerando, e, desta forma ele irá queimar a massa gorda de forma mais rápida.

O que muita gente não sabe é que o treino funcional também é uma excelente modalidade de exercício para o ganho de massa muscular.

Por que o treino funcional é ideal para o verão?

Por se tratar de uma atividade física dinâmica e um tanto quanto simplória, ele pode ser feita em qualquer lugar: Na academia, em sua própria casa, na praça, em parques e na praia. É um exercício livre que você pode fazer a qualquer momento e lugar.

Personal trainers e especialistas em Educação Física sugerem a prática do treino funcional parques e praias, que são lugares abertos e com bastante espaço (e ar livre, claro).

E, se a sua meta é perder peso, será muito prazeroso optar pelo treinamento funcional nestas áreas. E sabe o que é melhor: Você pode fazer em companhia.

Se você tinha alguma desculpa para não usar aquele biquíni que estava encostado, você não tem mais. 45 minutos diários de treinamento funcional irá te deixar com a silhueta fina e pronta para o verão.

Qual o tempo de duração do treino diário?

Para os iniciantes, é recomendado praticar o treinamento funcional entre duas vezes por semana, por um período de 30 a 45 minutos.

Se você não está habituada (o) a fazer exercícios físicos, a dica é que comece fazendo o treinamento funcional na academia, sob a supervisão de um profissional, para evitar complicações posteriores.