Se você é uma pessoa que sente muitas dores nas pernas, saiba que estes problemas podem estar acontecendo devida a problemas de circulação por essa região. Os sinais mais comuns desse tipo de condição são: dores, varizes, pés e tornozelos inchados, cor pálida ou azulada no local onde há má circulação e a sensação de formigamento ou dormência.

Ter um correto fluxo sanguíneo por todo o corpo significa que o organismo poderá desempenhar suas funções de modo saudável. O sistema circulatório pode ser influenciado por diversos fatores, como idade, gravidez, obesidade, consumo excessivo de álcool e cigarro, que prejudicam demais o bom funcionamento da circulação sanguínea.

Existem também dois problemas que podem ser a causa das dores na perna: o cansaço do dia a dia, geralmente especialmente pelas varizes e o incômodo muscular depois de uma longa rotina de exercícios.

Como a prática de exercícios ajuda nas dores da perna

Por que os exercícios físicos ajudam nas dores da perna?

Manter uma vida ativa é a melhor indicação para quem deseja melhorar a circulação nas pernas, isso porque a prática regular de atividades físicas ajuda a aumentar a circulação nas pernas, além de facilitar o processo de eliminação do excesso de fluídos nas pernas.

Os exercícios de alongamento para as pernas ajudam a melhorar a postura, a irrigação sanguínea, a flexibilidade e a amplitude dos movimentos, evitando as câimbras e prevenindo o aparecimento de dores musculares e articulares.

Como o intuito deste texto é ajudá-lo nas dores que você sente na perna, aqui vão alguns exercícios que ajudarão nesse problema.

Para os músculos da coxa

Estando em pé e com as pernas juntas, dobre um das pernas para trás, segurando no pé por um minuto. Faça o mesmo exercício com a outra perna. Se for necessário, apoie-se numa parede.

Para os músculos atrás da coxa

Com as pernas levemente abertas, dobre o seu corpo para frente, de modo que você toque com as pontas dos dedos os seus pés, ou então, o máximo que você conseguir. Mantenha-se nessa posição por um minuto.

Para o músculo da panturrilha

Estique a perna, mantendo apenas o calcanhar no chão, tentando tocar com as mãos esse pé. Fique nessa posição por um minuto e depois, repita este movimento com a outra perna.

Para o músculo da parte externa da coxa

Sente-se no chão, de modo que a sua perna fique esticada e as suas costas eretas. Depois, dobre uma das pernas e a cruze por cima da outra perna, fazendo uma ligeira pressão com uma das mãos sobre o joelho, empurrando-o para o lado contrário da perna que está dobrada. Mantenha-se nessa posição por um minuto e repita o procedimento com a outra perna.

Para o músculo da parte interna da coxa

Fique agachado com as pernas juntas e depois, estique uma das pernas para o lado. Com as costas retas, mantenha-se nessa posição por um minuto e depois faça o mesmo movimento com a outra perna.

Esses exercícios para as pernas são boas opções para depois de um dia de trabalho e ajudam a melhorar a autoestima.