Uma das melhores sensações que a pessoa pode ter é a de comer aquilo que ela está com vontade. Não há problema algum nisso e, de certa forma, isso faz até bem, pois dá ao corpo a sensação de prazer, onde o cérebro se sente melhor, liberando hormônios de prazer e de bem estar.

Essa situação pode ser vista quando a pessoa está sofrendo com alguma ansiedade e, a primeira coisa que ela faz é ir comer aquilo que ela mais gosta.

Até aí, tudo normal, sem problema algum. O problema pode ser quando essa sensação de prazer se torna algo compulsivo. Comer em grandes quantidades, mesmo quando você não sente fome, comer escondido, a ponto de querer fugir do julgamento das pessoas, comer para se sentir bem ou então, ficar toda hora beliscando a comida, se sentindo culpado depois, são sinais que indicam que você está com Transtorno Compulsivo Alimentar (TCA).

O que é compulsão alimentar?

A compulsão alimentar é uma doença mental em que a pessoa sente excessiva vontade de comer, mesmo ela não tendo fome, continua comendo, mesmo já estando alimentada.

As pessoas que sofrem com a compulsão alimentar são capazes de comer grandes quantidades de comida em pouco tempo. Enquanto está com a compulsão, a pessoa não consegue ter controle da comida que está comendo.

O que pode causar a compulsão alimentar?

Existem alguns problemas que podem causar a compulsão alimentar. Esses problemas podem ser:

Dieta mal feita – quando a pessoa faz dieta rigorosa, corre o risco de desenvolver uma compulsão alimentar, pois essas dietas podem fazer com que as pessoas se sintam deprimidas e impedidas de comer diversos alimentos, o que acaba fazendo com que elas tenham mais vontade de comer esses alimentos que foram proibidos.

E tem mais: estudos afirmam que essas dietas rigorosas deixam as pessoas desanimadas e incapazes de parar de comer;

Comer para se sentir bem – existem pessoas que comem para que possam se sentir bem, ou seja, tem uma motivação emocional para continuar comendo;

Estresse – o consumo de comida exagerado pode ser uma fuga da pessoa do estresse.

Problemas com o corpo – algumas pessoas que sofrem de compulsão alimentar não gostam do seu corpo. Elas sempre acham que devem comer menos, mas não conseguem fazer isso. E, com isso, a pessoa quer comer menos, pois se acha gorda, não quer ganhar mais peso, e começa uma dieta qualquer, utiliza remédios, que não trazem benefícios e só agrava os casos.

 

Qual é o tratamento para a compulsão alimentar?

O único tratamento possível para quem sofre de compulsão alimentar é a psicoterapia comportamental. Os medicamentos também podem ser utilizados no tratamento, mas sempre aliados à psicoterapia e à terapia nutricional.

Duas coisas podem ajudar contra o desenvolvimento dessa doença: prevenir a obesidade desde a infância e a adolescência e nunca fazer dietas que te restrinjam a algo. É através da restrição alimentar que se desencadeia a compulsão alimentar.