O método Pilates é uma modalidade de atividade física direcionada ao condicionamento físico, através de exercícios de baixo impacto. Com base em movimentos que requerem equilíbrio e alongamento. A prática também estimula o trabalho correto de respiração. Em outras palavras, trata-se de uma técnica que faz com que o praticante use do próprio peso corporal para realizar seus movimentos.

O objetivo é estimular a reeducação do corpo por meio da concentração e da conscientização do mesmo. A ideia é focar todos os grupos musculares, trabalhando a estabilização e tonificação dos tecidos musculares centrais do corpo, como por exemplo, o abdome, a coluna e a pelve.

Se você deseja começar a fazer aulas de Pilates, mas ainda não sabe qual método da técnica escolher, conheça a seguir um pouco sobre cada um deles e descubra qual é o melhor para você.

Tipos de métodos do Pilates

Existe uma série de métodos do Pilates, cada um com suas características. De modo geral, todos eles visam trabalhar com o peso corporal e a força da gravidade, com o objetivo de melhorar a postura, a circulação sanguínea, desenvolver a força, flexibilidade, consciência corporal e aprimorar a coordenação motora e o equilíbrio.

  1. Power Pilates: Um método mais moderno, que trabalha com uma intensidade maior em seus exercícios. As suas movimentações requerem maior força e disposição, pelo fato de serem realizados com mais rapidez e sem intervalos.

O objetivo aqui é garantir um maior gasto de calorias. Praticar Power Pilates equivale à prática do Zumba.

  1. Mat Pilates: Modalidade que conta com um conjunto de exercícios e movimentações feitas no chão. Aqui, alguns acessórios são utilizados, tais como a bola suíça, halteres, faixas elásticas, rolos, discos de equilíbrio e anéis tonificadores.
  2. Studio Pilates: Neste método, as atividades e movimentos são realizados com o auxílio de equipamentos como o smal Barrel, Hight Chair, Ladder Barrel, entre outros.

Todos estes aparelhos contêm molas que ajudam na regularização da intensidade e dificuldade dos movimentos.

  1. Flow Pilates: Técnica também moderna, que faz uso de um carrinho acolchoado com rodas, onde os alunos podem fazer giros de 360 graus para a realização dos movimentos.

Este método une técnicas convencionais do Pilates com movimentos de dança, giros e rolamento. O Flow Pilates é a melhor modalidade para as pessoas que não possuem muita flexibilidade e elasticidade. Mas, ainda assim proporcionam as mesmas vantagens para a formação dos músculos e para a postura, deixando o corpo mais forte.

Os benefícios do Pilates

Além dos principais objetivos, que é o fortalecimento e equilíbrio muscular, o Pilates também auxilia na melhora da postura, combate a ansiedade, o estresse e a insônia.

Pode ser praticado por pessoas que desejam tratar doenças ou complicações de coluna, como: Lombalgias, hérnias de disco, escoliose, cifose, lordose, espondilólise e protusão do disco.

Portanto, se você tinha dúvidas quanto a dar início às aulas de Pilates e seus benefícios, agora você sabe tudo sobre este exercício prazeroso e já pode começar a praticar aqui na Action!