A meta de boa parte dos corredores, especialmente daqueles que estão começando é conseguir correr cada vez mais. Em um primeiro momento, superar limites e quebrar barreiras pode parecer um tanto quanto complicado, exigindo grande esforço por parte do atleta. No entanto, aumentar a resistência para uma corrida é mais simples do que se imagina!

O segredo está em algumas mudanças nos hábitos, bem como certos truques. Ficou curioso (a)? Então confira o nosso guia o passo a passo de como melhorar a sua resistência.

  1. Respiração: Muita gente não leva em conta a respiração. Acontece que feita de forma adequada, os músculos receberão mais oxigênio, e, automaticamente, maior resistência e disposição.

É preciso ter em mente também que a respiração correta deve ser realizada por meio do abdome, e não pelo tórax. A respiração torácica é um hábito um tanto difícil de modificar, especialmente quando almejamos manter o bom ritmo. O objetivo é trabalhar a respiração abdominal, durante as atividades diárias. É uma forma de adquirirmos o costume e levá-los posteriormente à corrida.

  1. Correr regularmente: O hábito de correr com frequência eleva o reparo do sistema respiratório e cardiovascular. Ou seja, você terá muito mais fôlego para praticar os exercícios ao fazê-los regularmente. Tanto o coração quanto a circulação sanguínea irão trabalhar com menor sobrecarga ao fazer esforço físico.
  2. Diga não ao cigarro: Se parar de fumar é um desafio impossível para você, então pelo menos não fume uma hora antes e nem uma hora após a corrida. Estes períodos são os piores, pois os alvéolos pulmonares estão abertos para absorver todas as substâncias do cigarro, como a nicotina.
  3. Cuidados com a alimentação: Todo corredor sabe que uma boa alimentação é fundamental para o seu desempenho no exercício, bem como o seu combustível. Sendo assim, é necessário redobrar a sua atenção em alguns pontos.

Por exemplo, faça uma refeição leve em um período de duas horas antes da corrida e ingira carboidratos complexos, para garantir uma boa fonte de energia.

Vale ressaltar que não só a alimentação é primordial, mas também a hidratação. Beba água antes, durante e depois do exercício.

  1. Evite bebidas alcoólicas 24 horas antes da corrida: Sabe aquela cervejinha de fim de semana? Pois é, ela pode comprometer o seu desempenho na corrida do dia seguinte. O álcool no organismo influência de forma negativa as funções fisiológicas e metabólicas. Além do mais, com álcool presente na corrente sanguínea, os índices de lesões se elevam.
  2. Atenção ao aquecimento: Antes de dar início à corrida, você deve preparar o seu corpo para receber a carga da atividade. Desta forma, é necessário fazer um alongamento antes do treino, esticando a sua musculatura por 5-10 de cada vez. Comece o aquecimento lentamente, e aos poucos aumente o ritmo.

O que muitos corredores deixam de considerar é o descanso pós-treino. Ao final de cada corrida, é necessário beber água e descansar, para que seus batimentos cardíacos se acalmem.