Studio Action é notícia no Jornal da Record!

Uma das mudanças sociais que a crise tem ocasionado é a criação de grandes empreendedores: por causa das demissões, muitos brasileiros começaram a realizar os planos de ser o seu próprio patrão e, assim, abriram as suas empresas.

São muitos os negócios no ramo da alimentação, na parte de pet shop e até de limpeza, mas também são muitos os negócios familiares, como o Studio Action 360, no qual estão Paula Tuccio e Marcelo Tuccio.

Os empreendedores tendem a começar sozinhos nos seus negócios, mas os irmãos, os pais e até outros membros, vendo que o retorno está sendo interessante, acabam por envolver-se. É claro que os cônjuges também costumam ter negócios dessa maneira: os casais que trabalham juntos estão em uma estatística que está em ampla crescida.

Como são esses casais que trabalham juntos?

Há diversos casais mais jovens que estão no empreendedorismo juntos e outros que já têm relacionamentos de anos e que começam já na maturidade a serem empresários. Um grande exemplo é o de uma família de sobrenome Dias: tanto as filhas quanto o casal criaram uma companhia na qual fazem limpeza para muitas residências.

O casal nunca tinha sido empreendedor ou trabalhado juntos: o pai, aliás, era aposentado. Vale dizer que a aposentadoria facilita que os casais mais maduros empreendam, já que eles têm uma renda adicional e, possivelmente, um pouco mais de tempo. Geralmente, os filhos interessam-se porque não quere que os pais esforcem-se muito e também porque acham melhor não ser mais empregados.

Casais que trabalham juntos conseguem ter harmonia?

Muitos casais mencionam como um meio de deixar a sua relação mais saudável poder ficar alguns períodos à distância. Contudo, o fato de eles trabalharem juntos faz com que esse tempo sozinhos não seja possível, já que eles estão juntos nas suas casas e, depois, também estão juntos na empresa.

Apesar disso, não há razão para que trabalhar juntos cause brigas: os especialistas citam o planejamento como fundamental para que a relação extraprofissional seja mantida. É vital que os envolvidos no empreendedorismo saibam quais funções são suas e que exista respeito com relação ao trabalho do cônjuge. É importante que os problemas que o casal empreendedor tenha sejam tratados dentro da companhia e não quando estão em casa.

Planejamento financeiro

Outra orientação para os casais que trabalham juntos é que eles planejem financeiramente e que, se tiverem filhos maiores, que os envolvam. Infelizmente, a maioria das companhias, mesmo que familiares, dura por 24 anos, na média: quando as pessoas que a fundaram morrem, elas são fechadas.  O planejamento financeiro também vai colaborar para que a família consiga poupar em conjunto e cuidar do empreendimento.

Franquias

Os novos empreendedores não precisar criar uma companhia do nada: o sistema de franquias é uma possibilidade para os que querem iniciar como empresários, sendo o próprio Studio Action 360 uma das muitas franchising a se escolher. Ela tem treinamento funcional e ainda pilates, com unidades em Moema Pássaros e ainda Brooklin e mais.