Aluno e algumas pessoas procuram academias para poder ter uma melhor definição do corpo. Além disso, o fato de estar praticando atividades físicas faz muito bem para a saúde. Sabendo desses benefícios, a maioria das pessoas vai à academia e procuram exercícios que ajudem a ter uma definição do corpo de forma mais rápida.

Geralmente, as pessoas que estão iniciando, estão sempre querendo ver resultados o quanto antes, não conseguem esperar o tempo certo que o corpo tem para que possa começar a dar resultados. E, ao não perceber os efeitos de dois, três meses de musculação, eles acabam abandonando. Isso é normal e acontece com muitas pessoas.

Pelos mais variados motivos, muitos novatos acabam desistindo. Independente do motivo que for, o único que não pode ser relacionado é sobre a falta de cuidado do instrutor com ele. E é exatamente sobre isso que este texto quer falar.

Fique por aqui e observe os cuidados abaixo relacionados.

Quais os cuidados tomar com os alunos que estão iniciando no treinamento funcional?

Ao passar a série de exercícios que ele deverá fazer, ela deve ser e estar baseada totalmente na avaliação física feita sobre as características do aluno. Os primeiros passos para o treinamento funcional do aluno deverão ser para identificar e corrigir possíveis erros de movimentos e posturas irregulares, além de desvios musculares.

Quando o aluno deseja fazer o treinamento funcional, eles aparecem com os seus corpos repletos de desequilíbrios. E o primeiro passo a ser feito é corrigir essas irregularidades. Se isso não for corrigido, o objetivo do aluno nunca será alcançado e não será possível fazer o tratamento de prevenção de lesões sem corrigir o movimento. É por isso que a parte inicial do treinamento funcional é de extrema importância.

Geralmente, a pessoa que inicia o treinamento funcional não possui condicionamento físico. E, em muitos casos, o próprio aluno espera exigir mais do seu corpo do que o devido. Caberá ao instrutor determinar a intensidade da aula de acordo com a capacidade física do aluno. Dessa forma, o aluno ficará motivado e continuará a realizar as aulas do treinamento funcional.

O que fazer então, para início de treinamento funcional para iniciantes?

Essa parte já é um pouco mais fácil, pois é no começo que o aluno deverá aprender os padrões do treinamento funcional. Quando conseguir aperfeiçoar os exercícios básicos desses padrões, ele conseguirá evoluir para exercícios mais avançados.

Os primeiros treinos são focados em dar estabilidade ao aluno e aumentar a sua capacidade cardiorrespiratória.

Estabilidade para garantir ao aluno que ele estará seguro enquanto realiza os exercícios em qualquer outra atividade fora da aula, pois trata-se de uma das necessidades básicas do corpo e, somada à mobilidade, a sua falta poderá causar o surgimento de doenças.

Já a capacidade cardiorrespiratória também começa a ser trabalhada, mas de forma moderada, pois o aluno iniciante está começando a melhorar o seu condicionamento físico. À medida que ele for evoluindo, a carga dos exercícios irá aumentar, ao mesmo tempo em que ele consiga uma resposta maior e melhor.

O foco das primeiras aulas de treinamento funcional é:

Empurrar;

Puxar;

Agachar;

Levantamento terra.

A intenção é deixar que o corpo do aluno se acostume e vá se aperfeiçoando com esses movimentos mais básicos.

 

Leia também: Excesso de treino?