Geralmente quando você pensa em realizar alguma atividade física, este tende a ser mais cansativa, te ajudando a gastar mais energia e, consequentemente, ter uma noite de sono tranquila.

Acontece que a maioria das pessoas não tem o costuma de realizar dessa forma as suas atividades e acabam não respeitando o limite do corpo, desenvolvendo hábitos ruins que acabam atrapalhando a qualidade do seu sono, o que resultará em um dia arrastado e extremamente cansativo.

E para te ajudar na sua atividade física e no seu sono, este texto quer retratar a relação do treino funcional com a qualidade do sono, passando pelo gasto de energia durante o treino.

Fique por aqui e entenda mais essa relação.

O que é treino funcional?

O treino funcional é aquele que tem como objetivo ser um treinamento completo e integrado, que visa focar a qualidade de vida do praticante, e se baseia nos movimentos naturais do dia a dia.

Um exemplo de como funciona, é quando temos a necessidade de agachar para pegar alguma coisa no chão. É preciso que sejamos ágeis para realizar esse movimento.

Pois então, o treino funcional não precisa ser realizado com nenhum material ou equipamento, o único “peso” utilizado é do próprio corpo, que já é o suficiente para fortalecer toda a estrutura, transformando um corpo cansado e fraco num corpo saudável, forte e revigorado.

Esse tipo de treino ajuda a trabalhar todas as aptidões físicas que a pessoa precisa para sobreviver: força, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, precisão, potência, resistência cardiorrespiratória e muscular. Sem essas aptidões, não dá para ninguém realizar nada na vida. E justamente quando não são praticadas, elas acabam ficando inaptas, o que impedirá a pessoa de realizar atividades das mais básicas.

São exercícios simples que fazem com que você mantenha a saúde em dia. E mais, o treino funcional proporciona vários benefícios para o corpo: mais disposição, melhora na qualidade do sono, melhora da tonificação muscular, do condicionamento físico, autoestima elevada, ganho de força muscular, melhora da postura e do nível do colesterol.

Isso quer dizer que só não treina quem não quer. O sedentarismo é um dos principais fatores que causam doenças nas pessoas. Não seja mais um a ser contaminado por ele.

E qual a relação do treino funcional com uma noite de sono bem dormida?

Na verdade, as duas atividades se complementam. Quando a pessoa dorme bem, cerca de 7 a 8 horas por noite, ajuda a melhorar os efeitos dos exercícios físicos, pois o metabolismo funciona melhor. E isso resulta numa perde de energia maior o que acarretará numa perda de peso maior e mais precisão nos movimentos que faz durante a atividade.

Assim como quem pratica a atividade física, na medida e na hora certa, obtém melhoras em alguns aspectos que influenciam na qualidade do sono.