Você sabe o que é o Treinamento Funcional? O Treinamento Funcional é uma modalidade de exercícios físicos cujos movimentos são os mesmos que fazemos no nosso dia-a-dia, como agachar, pular, girar etc.

A prática do Treinamento funcional é muito benéfica para o nosso corpo e saúde, pois ajuda a ter um melhor equilíbrio e coordenação motora, melhora a flexibilidade e ajuda a emagrecer e ganhar massa muscular.

A característica deste método de exercício é a sua dinâmica, que envolve uma série de habilidades físicas em um único exercício. Por conta disso, muitas pessoas têm adotado a prática de treinamento funcional. A grande questão referente a esta modalidade é: Os idosos podem praticar treinamento funcional?

A resposta para esta pergunta é: Sim, os idosos também podem praticar treinamento funcional. É claro que para o público da terceira idade é necessário ter alguns cuidados e moderações.

Neste artigo, você verá como deve ser feira a prática do treinamento funcional para idosos e quais as prevenções devem ser tomadas.

Como é o treinamento funcional para os idosos?

O treinamento funcional para idosos deve, primeiramente, ser realizado de modo mais parecido com as atividades cotidianas já exercidas por eles. Ou seja, os exercícios devem ser bem próximos aos movimentos realizados por este público, uma vez que os movimentos do treinamento funcional são baseados nos gestos que realizamos no dia-a-dia, naturalmente.

Idosos podem praticar Treinamento Funcional?

Quanto maior for a proximidade dos exercícios com estes movimentos cotidianos, maior será a transferência na performance destas capacidades. O treinamento funcional para idosos pode ser executado com o uso de acessórios, tais como: Cordas, elásticos, bancos, cadeiras, cones e até mesmo escadas horizontais. Mudas de roupas e livros também podem vir a ser utilizados, pois ajudam a trabalhar a coordenação motora e equilíbrio.

O que fazer em casos de queda e como se prevenir?

Um dos piores problemas do público da terceira idade são as quedas. Dependendo do impacto da queda, ela pode gerar lesões e até mesmo algumas complicações futuras. Quando isso acontece, o melhor a se fazer é repousar, fazer observações e tomar todos os cuidados até a recuperação total.

Por isso, é muito importante trabalhar os idosos com exercícios de equilíbrio no treinamento funcional. Nesta idade, as quedas são associadas à fragilidade dos ósseos, ocasionada pela osteoporose. Esta doença pode elevar ainda mais a possibilidade do (a) idoso (a) sofrer algum tipo de lesão e fratura.

Portanto, realizar o treinamento de equilíbrio do idoso através dos exercícios de treinamento funcional auxilia a prevenção de quedas (ou novas quedas), e, automaticamente, melhorando a qualidade de vida.

Exercícios do treinamento funcional que trabalham o equilíbrio.

As principais atividades do treinamento funcional que trabalham o equilíbrio dos idosos são executadas em bases instáveis. A finalidade deste tipo de exercício leva ao idoso experimentar a instabilidade.

Este tipo de exercício também é chamado de unipodais. Eles são feitos com a elevação de um dos membros inferiores. Podemos citar, por exemplo, a flexão de quadril unilateral em pé, atividades feitas em almofadas, colhões, colchonetes e balance cushion.